Sabe aquele momento em que fixamos com uma idéia ou tendência e enquanto não executarmoe reexecutarmos até cansar não nos damos por satisfeitos. Desde a semana passada estou obcecado em preparar pratos que utilizem apenas uma panela.
E haja receitas. Já percebi que essa fixação vai demorar para passar, porque o arsenal é muito extenso e muito saboroso.
Todos os países possuem em sua culinária inúmeros pratos únicos. Normalmente preparações tradicionais que, infelizmente, são cada vez mais raras, seja em restaurantes, seja nas residências. O que é uma pena, pois além da simplificação da operação são extremamente nutritivas e saborosas como já disse.
Sem querer ser repetitivo e chato, mas é necessário, novamente, pontuar acerca do futuro da gastronomia, principalmente, aqui no nosso País, pois, vale repitir, são cada vez mais raras de serem encontradas nos cardápios. Das novas criações dos chefs renomados quantas são de pratos únicos preparados em um só utensílio? Nem mesmo nos almoços executivos (praticidade com lucratividade) são mais encontradas, o que é um verdadeiro contra-senso.
Tortilhas, omeletes, ratatouille, arroz de carreteiro, roupa velha, moqueca, coq au vin, vaca atolada, rabada, galinhada, frango ao molho pardo, carne seca com abóbora, paella. De fato é uma lista interminável.
Aproveitando esse momento, vou começar a dar receitas de preparações que sejam executadas em uma só panela ou outro utensílio. Vamos começar por uma receita estadounidense.
A culinária americana não vive só dos fast food como, a princípio, pode parecer. É muito rica e diversificada a mesa americana.
Temos a influência indígena com o plantio do milho e a caça do peru que é o alimento que saciou a fome dos primeiros imigrantes e, por isso, é o alimento símbolo e presente na mesa dos americanos no Dia de Ação de Graças. Vale observar que o peru é um animal das Américas, desconhecido, portanto, na Europa.
Na região norte temos os mariscos e lagostas, sendo as do Maine mundialmente conhecidas. Na costa oeste são encontrados caranguejos e crustáceos.
Mas, a receita de hoje vem do sul onde temos a culinária creole que é a associação da adaptação da tradição camponesa francesa (culinária cajun) com as culinárias dos colonos espanhóis e italianos, dos africanos e dos indígenas. É uma culinária de sabor marcante e condimentada.
Receita do dia: Jambalaya
Ingredientes (06 porções):
200gr de lingüiça defumada
200gr de costelinha suína
200gr de camarão sem casca
300gr de arroz
2 cebolas
2 dentes de alho
4 tomates sem pele e semente
½ pimentão vermelho, amarelo e verde
caldo de camarão
Talo de salsão
Salsinha
tabasco
Preparo:
1. Cozinhe o arroz para que fique AL dente em um caldo de camarão feito com as cascas e a cabeça
2. Em uma grelhe as costelinhas e a lingüiça.Retire o excesso de gordura e refogue a cebola, o alho, o salsão e os pimentões (sofrito). Acrescente os tomates e o arroz. Refogue
3. Coloque o caldo e diminua o fogo. Quando o arroz estiver praticamente pronto, corrija sal e pimenta e acrescete o tabasco. Junte os camarões e tampe a panela e desligue o fogo para finalizar o cozimento, do arroz e do camarão. O arroz deve ser al dente.
Está pronto para servir. Como disse receita de fácil preparação e extremamente saborsa
Flavio Vitari é chef de cozinha e colunista do Correio do Brasil, sempre às sextas-feiras.
Edita também a página www.flaviovitari.com.br
Receitas e preparações antigas
Por Flavio Vitari - Todos os países possuem em sua culinária inúmeros pratos únicos. Normalmente preparações tradicionais que, infelizmente, são cada vez mais raras, seja em restaurantes, seja nas residências. O que é uma pena, pois além da simplificação da operação são extremamente nutritivas e saborosas como já disse
Sexta, 01 de Outubro de 2010 às 07:06, por: CdB