Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

Receita deposita segundo lote de restituição do IR

Segunda, 16 de Julho de 2007 às 08:38, por: CdB

A Receita Federal do Brasil depositou nesta segunda-feira o segundo lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). O dinheiro terá correção de 2,94%, correspondentes a taxa Selic de maio e junho e 1% de julho.

Serão contemplados os primeiros contribuintes que entregaram seus documentos. Ao todo, serão liberadas 851.934 declarações, das quais 735.453 para contribuintes com direito a restituição, no valor de quase R$ 1 bilhão.

Outras 63.362 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 83,6 milhões. A Receita apurou ainda que outros 53.119 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para 0300-789-0300.

Pela internet, a consulta ao extrato de processamento da restituição é feita informando o número do CPF na seção "Restituição/Resultado". Apesar da liberação da consulta ocorrer apenas nesta segunda, desde sexta-feira (6) alguns contribuintes já conseguiam acessar os dados fornecendo o número recibo de entrega da declaração.

Malha fina

A Receita Federal também já disponibiliza em seu site a consulta dos retidos na malha fina do Imposto de Renda 2007. Neste ano, a Receita pegou 850 mil contribuintes com problemas nas declarações.

Ao fazer a consulta, o contribuinte pode checar qual a pendência detectada pelos técnicos da Receita e, se for o caso, fazer uma declaração retificadora para regularizar a situação.

Para fazer a consulta, basta entrar no site e clicar na seção IRPF - Extrato Simplificado do Processamento. Na página, então informar o CPF, o número do recibo de entrega (os dez números que aparecem na primeira página da declaração) e o código de segurança pedido (quatro caracteres).

Para saber se há alguma pendência, basta checar a coluna "Situação". Se houver algum problema, estará especificado (clique sobre a explicação para saber mais). Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem "Processada, aguardando novos lotes".

Caso seja indicado algum erro mas o contribuinte tenha como provar que sua declaração está correta, ele deve esperar os próximos lotes ou o aviso da Receita para esclarecimento - o prazo é de até cinco anos.

Tags:
Edições digital e impressa