Terminou na madrugada desta quinta-feira a rebelião no Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel) Professor Everardo Luna, no município de Abreu e Lima (PE). O último refém foi liberado às 2h desta quinta-feira.
A Secretaria de Ressocialização do Estado confirmou a morte de um preso que havia sido mantido refém. O centro tem capacidade abrigar 311 detentos, mas atualmente está com 1.098.
Os rebelados exigiam a saída do novo diretor do presídio, Rildo Manuel Cardoso, que assumiu o cargo há quinze dias e o aumento do número de visitantes por preso, que hoje é de três pessoas. Antes não havia limite de visitantes.
Segundo a Secretaria, os presos rebelados aceitaram a proposta do comando em relação às visitas. Poderão entrar no Cotel os 200 primeiros homens respeitando a ordem de chegada e três mulheres para cada preso em dia de visitas.
O corpo do detento morto na rebelião foi levado ao IML (Instituto Médico Legal). Os outros reféns serão transferidos da instituição por questão de segurança.
Rebelião em presídio em Pernambuco termina após sete horas
Quinta, 06 de Setembro de 2007 às 14:40, por: CdB