Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

Rebelião em presídio em Pernambuco termina após sete horas

Quinta, 06 de Setembro de 2007 às 14:40, por: CdB

Terminou na madrugada desta quinta-feira a rebelião no Centro de Observação Criminológica e Triagem (Cotel) Professor Everardo Luna, no município de Abreu e Lima (PE). O último refém foi liberado às 2h desta quinta-feira.

A Secretaria de Ressocialização do Estado confirmou a morte de um preso que havia sido mantido refém. O centro tem capacidade abrigar 311 detentos, mas atualmente está com 1.098.

Os rebelados exigiam a saída do novo diretor do presídio, Rildo Manuel Cardoso, que assumiu o cargo há quinze dias e o aumento do número de visitantes por preso, que hoje é de três pessoas. Antes não havia limite de visitantes.

Segundo a Secretaria, os presos rebelados aceitaram a proposta do comando em relação às visitas. Poderão entrar no Cotel os 200 primeiros homens respeitando a ordem de chegada e três mulheres para cada preso em dia de visitas.

O corpo do detento morto na rebelião foi levado ao IML (Instituto Médico Legal). Os outros reféns serão transferidos da instituição por questão de segurança.

Tags:
Edições digital e impressa