O Exército do Sri Lanka acusou nesta segunda-feira a guerrilha separatista tâmil dos Tigres de Libertação do Tâmil Eealam (LTTE, na sigla em inglês) de seqüestrar crianças que perderam os pais nos maremotos que atingiram o país há uma semana.
- As crianças que ficaram órfãs após as ondas gigantes nas áreas sob controle dos LLTE começaram a fugir dos centros de refugiados, já que os rebeldes lançaram uma operação para seqüestrá-las - disse a jornalistas o porta-voz do Exército, general Daya Ratnayake.
- Descobrimos a estratégia dos LTTE depois que três meninas entre 14 e 16 anos foram resgatadas pelo Exército do Sri Lanka em um posto de controle do norte no sábado passado, quando eram transportadas para um acampamento rebelde na selva do norte - disse ainda.
O porta-voz afirmou que as jovens tinham sido seqüestradas em um abrigo por vários membros da guerrilhas, que as iludiram para que fugissem com eles. O governo cingalês calcula que metade dos membros da guerrilha seja formada por mulheres.
Fontes militares no distrito de Baticaloa, no leste do país, onde está localizado o principal centro de operações dos guerrilheiros, disseram que milhares de refugiados fugiram das zonas sob o controle dos rebeldes para as áreas controladas pelo governo, depois que os LTTE capturaram pelo menos cinco crianças cujas famílias estavam abrigadas em centros no distrito.
Cerca de 30 mil pessoas morreram na ilha do Sri Lanka por causa das ondas gigantes da semana passada. A imprensa local estima que 42 pessoas morreram no maremoto e disse que o número de vítima poderia aumentar, já que cinco mil pessoas continuam desaparecidas,segundo cifras oficiais do governo.
A denúncia contra a guerrilha tâmil foi feita em meio à visita da diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Carol Bellamy, a centros de refugiados no Sri Lanka.
Rebeldes do Sri Lanka seqüestram õrfãos da tsunami
Segunda, 03 de Janeiro de 2005 às 07:35, por: CdB