Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

Ramos Horta lidera apurações no Timor Leste

Terça, 10 de Abril de 2007 às 07:57, por: CdB

Resultados preliminares das eleições presidenciais do Timor Leste indicam que o primeiro-ministro José Ramos Horta tem uma pequena vantagem em relação aos outros sete candidatos. Os resultados oficiais devem ser divulgados no dia 16 de abril, mas o porta-voz da comissão eleitoral, Martinho Gusmão, disse nesta terça-feira que resultados preliminares do distrito de Dili mostram que Ramos Horta está na frente com cerca de 30% dos votos.

Cerca de 20% dos votos foram apurados até agora. Em segundo lugar, está Fernando "Lasama" de Araújo, presidente o Partido Democrata, de oposição, que tem 25% dos votos, e o presidente do partido governista Fretilin, Francisco "Lu-Olo" Guterres, está com 20%. Mas analistas dizem que é pouco provável que Ramos Horta obtenha a maioria de 50% necessária que impeça um segundo turno. A maioria dos resultados das apurações até o momento vem da capital, Dili, pois problemas técnicos atrasaram a contagem de votos fora da capital.

Apesar dos problemas, observadores internacionais dizem que estão satisfeitos com a forma como a eleição foi realizada.Esta é a primeira eleição presidencial no Timor Leste desde que o país ficou independente da Indonésia, em 2002.Muita gente espera que a eleição ajude a resolver as tensões políticas e a instabilidade no país.Choques entre facções militares rivais no ano passado acabaram em distúrbios nas ruas que deixaram 30 mortos.

Acredita-se que o comparecimento na eleição de segunda-feira foi alto, e pouco mais da metade de um milhão de eleitores foi votar. O candidato vitorioso vai substituir Xanana Gusmão, que está deixando a Presidência do Timor Leste. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, elogiou o pleito. Seu gabinete emitiu nota destacando "a atmosfera geral de ordem e calma" em que a votação foi realizada.

- Ele espera que a calma prevaleça enquanto as apurações prosseguem e quando o resultado for anunciado - disse.

Ramos Horta, que recebeu um prêmio Nobel da Paz em 1996 por defender a independência do Timor Leste da Indonésia, é visto tomo o principal nome para substituir Gusmão, um aliado. Xanana Gusmão disse que pretende concorrer ao cargo de primeiro-ministro nas eleições gerais marcadas para junho, que escolherão um novo Parlamento e um novo governo. A votação de segunda-feira é vista como um teste para esse outro pleito.

Cerca de 3 mil policiais e soldados internacionais patrulharam as ruas para garantir a segurança na eleição.Estes soldados, a maioria australianos, estão no Timor Leste desde junho do ano passado para estabilizar o país depois de choques que levaram milhares de pessoas a deixarem suas casas.

Tags:
Edições digital e impressa