Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2026

Raikkonen quebra jejum de vitórias e carro de Barrichello pega fogo

O piloto finlandês Kimi Raikkonen venceu, neste domingo, o Grande Prêmio da Bélgica e conquistou a primeira vitória da Ferrari nesta temporada após a batida do líder do campeonato, Jenson Button, na primeira volta. (Leia Mais)

Domingo, 30 de Agosto de 2009 às 10:23, por: CdB

O piloto finlandês Kimi Raikkonen venceu, neste domingo, o Grande Prêmio da Bélgica e conquistou a primeira vitória da Ferrari nesta temporada após a batida do líder do campeonato, Jenson Button, na primeira volta. O italiano Giancarlo Fisichella chegou em segundo com a Force India, a apenas 0,9 segundos do finlandês, e obteve os primeiro pontos para sua equipe em 30 corridas.

O alemão Sebastian Vettel ficou em terceiro pela Red Bull. Button não somou pontos pela primeira vez na temporada, e agora exibe uma vantagem de 16 pontos em relação ao brasileiro Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe e principal rival, que somou mais dois pontos pela sétima colocação, apesar do incêndio ocorrido logo após a bandeirada final.

No Twitter, Barrichello se mostrou otimista quanto às próximas provas: "Dois pontos importantes pro campeonato. De vigesimo na primeira curva para sétimo no final foi uma boa recuperaçao. A caminho do Brasil."

O britânico foi atingido na traseira pela Renault do novato francês Romain Grosjean, em um acidente que também envolveu a McLaren do campeão de 2008 Lewis Hamilton.

– Eu larguei bem e ganhei umas quatro posições. É frustrante ser tirado da corrida assim – disse ele.

Vencedor em Valência na semana passada, Barrichello largou mal e caiu para a última posição logo no início. Ele também levou um susto nas últimas voltas, quando seu motor começou a soltar fumaça. A Brawn do piloto brasileiro pegou fogo pouco depois dele cruzar a linha de chegada. Button soma 72 pontos, Barrichello 56 e Vettel 53 faltando cinco provas. O australiano Mark Webber, da Red Bull, tem 51,5 pontos e caiu para a quarta colocação geral após terminar a corrida em nono lugar.

No campeonato de construtores, a Brawn lidera com 128 pontos, diante dos 104,5 da Red Bull e dos 56 pontos da Ferrari. A Force India passou adiante da Toro Rosso e segura a nona posição. Raikkonen, campeão do mundo em 2007, venceu pela quarta vez em cinco anos no circuito de Spa Francorchamps. O êxito deste domingo foi o primeiro do piloto da Ferrari em 26 corridas e o 18o de sua carreira.

– Meu objetivo era ganhar pelo menos uma corrida e ficar em terceiro no mundial de construtores, e isso vai nos ajudar muito – declarou ele.

Fisichella, que vem sendo cogitado para assumir o lugar do substituto Luca Badoer na Ferrari, ficou decepcionado apesar do avanço para sua escuderia.

– Fui mais rápido que o Kimi, e por isso fiquei um pouco triste – disse o piloto de 36 anos.

O polonês Robert Kubica chegou em quarto para a BMW-Sauber, seguido do colega de time Nick Heidfeld e da McLaren de Heikki Kovalainen.

O alemão Nico Rosberg levou o ponto restante para a Williams, e Badoer largou e terminou em último.

– Está tudo indefinido. É uma loucura, para ser honesto, um sobe e desce, e mostra como é importante a constância – disse Vetel sobre a disputa do título.

Tags:
Edições digital e impressa