Pelo menos duas vezes por semana, as decolagens são suspensas nos aeroportos de São Paulo devido a interferências de rádios piratas nos equipamentos da Aeronáutica. O Ministério das Comunicações divulgou gravações mostrando que essas emissoras trazem prejuízos ao controle do tráfego aéreo, causando atrasos e suspensão de decolagens.
O controle de aproximação de São Paulo gerencia mais de mil vôos por dia. O fluxo de aeronaves pousando e decolando e a segurança do tráfego aéreo dependem da perfeita comunicação entre controladores e pilotos.
Quando o sinal da rádio interfere na comunicação, é preciso mudar de freqüência, mas às vezes até os canais alternativos são atingidos. Isso provoca atrasos nas partidas e chegadas e, pelo menos duas vezes por semana, as decolagens são suspensas por até dez minutos para que seja possível restabelecer a contato.
Em uma gravação divulgada pela Aeronáutica, o piloto de um avião informa que o sinal da rádio pirata chega a ser mais claro do que o da torre de controle.
Rádio pirata suspende vôos duas vezes por semana em São Paulo
Terça, 08 de Maio de 2007 às 14:08, por: CdB