O corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira "frusta a todos aqueles que entendem que o Brasil avançou muito em termos de estabilidade econômica nos últimos anos", avalia, em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A nota diz que "a queda lenta dos juros é injustificável no atual momento da economia".
Para a CNI, a estabilidade da inflação não justifica que o corte apenas gradual na taxa do Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic). O texto ainda diz que "a manutenção do gradualismo atual se baseia em uma visão incorreta sobre a capacidade de a economia brasileira conviver com taxas de juros de padrão mundial."
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira a queda de 0,25 ponto percentual, sem viés, na taxa Selic. Com isso, a taxa básica de juros da economia passa dos atuais 12,75% ao ano para 12,50% ao ano.
A redução vai ao encontro da expectativa dos analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central no último Boletim Focus, divulgado na última sexta-feira.
Queda de juros é 'lenta' e 'injustificável', para industriais
Quarta, 18 de Abril de 2007 às 19:03, por: CdB