Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Queda de helicóptero mata 14 de tropa de elite dos EUA

A queda de um helicóptero do Exército norte-americano no norte do Iraque na quarta-feira causou a morte dos 14 soldados que estavam a bordo da aeronave. Os militares integravam a equipe de elite Força-Tarefa Relâmpago. (Leia Mais)

Quarta, 22 de Agosto de 2007 às 08:06, por: CdB

A queda de um helicóptero do Exército norte-americano no norte do Iraque na quarta-feira causou a morte dos 14 soldados que estavam a bordo da aeronave.

De acordo com um comunicado do Exército dos Estados Unidos no Iraque, dois helicópteros do tipo Blackhawk realizavam uma operação noturna quando um deles apresentou uma falha mecânica e caiu.

Não existem indicações de que o helicóptero tenha sofrido um ataque, mas as investigações sobre as causas do acidente ainda estão sendo realizadas.

Os 14 soldados norte-americanos mortos no acidente faziam parte da chamada Força-Tarefa Relâmpago, uma divisão norte-americana responsável por uma grande área no norte do Iraque, incluindo as cidades de Balad, Kirkuk, Tikrit, Mosul e Samarra.

O acidente é o segundo envolvendo um helicóptero americano este ano. Em janeiro um outro Black Hawk caiu na província de Diyala, matando os 12 soldados que estavam a bordo.

O pior acidente com helicópteros no Iraque ocorreu em janeiro de 2005, quando 31 fuzileiros navais morreram na queda de um helicóptero de transporte da Marinha americana.

Segundo o correspondente da BBC em Bagdá Mike Wooldridge, a ocorrência de vários acidentes com helicópteros no Iraque indica que o Exército americano depende deles para evitar a ameaça de emboscadas e bombas colocadas em beiras de estradas por insurgentes e militantes.

Tags:
Edições digital e impressa