Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Quadrilha já lavou R$ 40 milhões em uma semana

Quinta, 22 de Março de 2007 às 14:19, por: CdB

A Polícia Federal informou que a quadrilha presa na manhã desta quinta-feira acusada de tráfico de drogas lavava o dinheiro em postos de gasolina do Rio de Janeiro e indústrias petroquímicas de São Paulo.

- Só para se ter idéia, em uma semana, eles chegaram a lavar R$ 40 milhões -, comentou o coordenador regional da operação, Delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Rio de Janeiro.

De acordo com a polícia, os 42 imóveis que a quadrilha tinha só no estado do Rio de Janeiro foram tomados pela Justiça. As 92 contas bancárias, utilizadas pela quadrilha para lavar o dinheiro, também foram confiscadas. Em Miami, o grupo teria 30 apartamentos, segundo as investigações policiais.

O colombiano Alexander Pareja Garcia, o "Alex", chefe do grupo, começou a lavagem de dinheiro há pelo menos 5 anos, quando comprou a petroquímica Delft, com sede em São Paulo. Preso desde setembro do ano passado, ele aguarda extradição solicitada pela Justiça uruguaia.

Desde a prisão do chefe da quadrilha, os negócios vinham sendo conduzidos pela sua esposa, identificada apenas como Yasmin, que foi presa nesta quinta em Brasília. O casal morava no condomínio Malibu, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde a irmã de Alex, Lice Pareja, foi detida nesta quinta. Os policiais também apreenderam documentos, memórias de computador e objetos de valor no apartamento.

Tags:
Edições digital e impressa