O presidente russo Vladimir Putin apresentou nesta segunda-feira ao americano George W. Bush uma série de propostas para resolver a crise com os Estados Unidos, que pretendem instalar um sistema de defesa antimísseis na República Checa e na Polônia.
Em pronunciamento depois de uma reunião em uma das propriedades da família de Bush no Estado americano do Maine, Putin disse que sugere que outras nações européias se envolvam na discussão. E pediu também que planos para o sistema de defesa sejam coordenados entre a Rússia e a Otan.
Putin também propôs a inclusão de um novo radar, que está sendo construído no sul da Rússia, dentro do sistema de defesa. O russo já havia sugerido a inclusão de um radar do Azerbaijão ao sistema americano.
Bush disse que a proposta de Putin é inovadora e sincera, mas insistiu que a República Checa e a Polônia precisam fazer parte do sistema antimísseis.
A Rússia tem manifestado forte oposição aos planos americanos de colocar parte de um escudo antimísseis perto das fronteiras russas.
O governo russo chegou a ameaçar voltar seus mísseis em direção à Europa caso a medida fosse tomada pelos americanos.
Bush e Putin também disseram nesta segunda-feira que vão trabalhar juntos para resolver a crise envolvendo o programa nuclear do Irã.
— Nós estamos de acordo ao reconhecer que precisamos trabalhar juntos para mandar uma mensagem comum (para o Irã) —, disse Bush.
Putin afirmou que ele e Bush "continuariam bem-sucedidos" na solução para a crise envolvendo o programa nuclear de Irã dentro das Nações Unidas.
Os Estados Unidos acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares. O governo de Teerã nega as acusações.
Moscou tem barrado tentativas americanas na ONU de se impor sanções contra o Irã devido ao programa de enriquecimento de urânio de Teerã.
Antes do encontro, Bush e Putin pescaram juntos, a bordo de um bote do pai do presidente, o ex-presidente George Bush. Putin teria conseguido pegar um peixe.
Putin propõe a Bush alternativas para escudo antimísseis
Segunda, 02 de Julho de 2007 às 17:57, por: CdB