O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, iniciou seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Compra de Votos negando que seu partido tenha feito pagamentos de mesadas a parlamentares, o chamado mensalão.
- O Partido dos Trabalhadores nunca comprou deputados, nunca comprou votos, nunca ofereceu recursos para alguém votar de maneira A ou B.Delúbio afirmou que ele foi o responsável pelos empréstimos do empresário Marcos Valério.
- Ninguém mais do PT participou da forma do empréstimo e da destinação de recursos - disse.
Ele fez questão de enfatizar que nenhum dos recursos do caixa 2 do PT vieram de empresas públicas. Delúbio Soares foi repreendido vários vezes durante seu depoimento. Na primeira hora e meia de seu depoimento nesta quinta-feira, o ex-tesoureiro foi chamado a atenção por três vezes pelo relator, o deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), por não responder diretamente às perguntas e citar depoimentos de terceiros em suas respostas. O presidente da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), também exigiu, por duas vezes no mesmo período, mais objetividade do ex-tesoureiro.
A sessão chegou a ser interrompida quando parlamentares se irritaram com as respostas e começaram a discutir. Os parlamentares se exaltaram quando Delúbio afirmou não se lembrar dos valores exatos que foram pagos pelo publicitário Marcos Valério, acusado de operar o mensalão, ao publicitário Duda Mendonça. O deputado Eduardo Valverde PT-RO saiu em defesa de Delúbio.
"PT nunca comprou votos", diz Delúbio
O ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, negou em seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Compra de Votos que seu partido tenha feito pagamentos de mesadas a parlamentares. Estes, por sua vez, se exaltaram e chegaram a interromper o depoimento quando Delúbio disse que não se lembrava dos valores exatos pagos por Marcos Valério ao publicitário Duda Mendonça. (Leia Mais)
Quinta, 18 de Agosto de 2005 às 07:51, por: CdB