Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2026

PT e PSDB fazem uma coligação a cada cinco cidades brasileiras

Terça, 22 de Julho de 2008 às 09:26, por: CdB

Sob os holofotes da mídia, o PT e o PSDB são os maiores rivais na disputa pelo poder político nacional, mas nas eleições municipais serão bons aliados. Levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou, nesta terça-feira, que tucanos e petistas formam mais de mil coligações em todo o país. Esses números, no entanto, deverão subir ainda mais, pois o processamento de informações sobre o registro das candidaturas ainda está em andamento.

Ao todo, foram contabilizadas alianças em 1.130 cidades, o que equivale a 20,3% do total dos 5.565 municípios existentes no país. A proporção é de uma coligação entre tucanos e petistas a cada cinco cidades, o que se transformou, até agora, na maior surpresa da próxima eleição. Adversários ferrenhos, desde 1994, PT e PSDB têm polarizado as disputas pela sucessão presidencial.

A grande quantidade de coligações também acontecem em grande escala pelo Brasil, mas apenas em poucos casos ocorre a chamada dobradinha na chapa majoritária - quando um dos partidos fornece o candidato a prefeito e o outro, a vice. Na maioria das situações, PT e PSDB estão abrigados nas mesmas coligações, em torno de um candidato que pode ser ou não de uma dessas duas legendas.

Presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) se diz surpreso com a quantidade de acordos envolvendo os dois partidos, mas acredita que o fato trata das diferenças entre o cenário nacional e a política regional.

- O PT é que tem problema de consciência em fazer aliança com o PSDB. Eu não tenho - fisgou.

Já os petistas acreditam que a situação ocorre devido às peculiaridades políticas de cada município.

- Às vezes, todos os partidos acabam se juntando para derrotar um político local que é corrupto ou é ruim para a cidade. Acaba sendo mais importante derrotar um mal maior do que evitar uma coligação com um partido rival - disse a jornalistas o líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), integrante da Executiva Nacional do partido.

Tags:
Edições digital e impressa