Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

PSOL vai recorrer da decisão sobre caso Gim Argello no STF

Terça, 21 de Agosto de 2007 às 17:03, por: CdB

O PSOL vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para reverter a decisão da Mesa Diretora do Senado que arquivou nesta terça-feira a representação do partido contra o senador Gim Argello (PTB-DF).

— A gente vai reagir não só no âmbito do Senado, como vamos ingressar com mandado de segurança no Supremo. A Mesa se arvorou da nossa representação e tomou o lugar do Conselho de Ética, o que é inaceitável —, afirmou o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ).

O partido também vai analisar um possível recurso ao plenário do Senado contra a decisão da Mesa.

O senador José Nery (PSOL-PA) acredita que o recurso ao STF é a maneira mais eficaz para garantir as investigações contra Argello e não o encaminhamento de nova representação contra o petebista à Mesa Diretora do Senado.

— Se a primeira [representação] já foi arquivada, se outra for apresentada à Mesa Diretora provavelmente seguiria o mesmo caminho —, disse.

Por três votos a dois e duas abstenções, a Mesa entendeu que as acusações contra Argello deveriam ser arquivadas porque são anteriores à sua posse no Senado o que impediria, na prática, que ele fosse investigado pelo Conselho de Ética da Casa.

Tags:
Edições digital e impressa