Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2026

PSOL faz nova representação contra Renan

Quinta, 06 de Setembro de 2007 às 10:02, por: CdB

O PSOL protocolou nesta quinta-feira uma nova representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para apurar acusações de ter intermediado interesses privados em órgãos públicos federais e comandado um esquema de arrecadação em ministérios do PMDB.

A representação foi apresentada à Mesa do Senado. Caso seja aceito, o pedido de investigação é encaminhado ao Conselho de Ética e aberto o quarto processo por quebra de decoro parlamentar contra Renan.

- Está havendo, sim, uma banalização do roubo aos cofres públicos, do acobertamento de denúncias - disse a presidente do PSOL, Heloísa Helena, rebatendo o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que disse estar havendo uma "banalização" das representações.

A presidente do PSOL afirmou que a intenção era acrescentar a nova denúncia contra Renan a um dos processos que já corre no Conselho de Ética, mas que, diante da negativa de Quintanilha, o partido decidiu pela nova representação.

Segundo reportagem da revista Veja, Renan teria negociado com um grupo de aliados do PMDB uma maneira de beneficiar o banco BMG no serviço de concessão para aposentados da Previdência. Em troca, o banco pagou propina aos envolvidos. O dinheiro era recolhido com diretores do banco em Belo Horizonte e em Brasília.

A acusação consta do depoimento à polícia do advogado Bruno Brito Lins, que foi casado com Flávia Garcia Coelho, funcionária do gabinete de Renan.

A revita Época também traz denúncia de que haveria um esquema de arrecadação de Renan em ministérios do PMDB.

Tags:
Edições digital e impressa