Líder do PSDB no Congresso, o senador Arthur Virgílio (AM) reuniu-se, nesta segunda-feira, com o candidato petista, Tião Viana (AC). Na pauta, o pedido de apoio de Tião Viana ao partido na eleição para a presidência do Senado.
O PSDB tem sido considerado o fiel da balança nessas eleições e, segundo Arthur Virgílio, deve votar unido em apenas um candidato. Depois da reunião com Tião Viana, a expectativa é de que ele se encontre também com Sarney. Mas essa reunião ainda não tem data marcada.
Esta semana, o PSDB fará uma reunião para fechar questão em torno do assunto. O PMDB também vai se reunir. Na quarta-feira (28), em almoço na casa do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o partido deve apresentar oficialmente a candidatura de José Sarney à sucessão na Casa.
Mal-estar
O ex-governador Geraldo Alckmin assumiu, nesta segunda-feira, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, na gestão do tucano José Serra, em meio às fortes declarações do governador mineiro, Aécio Neves, e de líderes do PSDB daquele Estado. Aécio Neves teria feito pesadas queixas por não ter sido informado com antecedência da escolha feita pelo colega paulista que deverá concorrer nas prévias do partido para a escolha do próximo candidato à Presidência da República. O político mineiro disse que não admite "ser atropelado".
Na véspera, o presidente municipal do PSDB paulistano e secretário estadual de Relações Institucionais, José Henrique Lobo, disse estranhar a reação.
– Que loucura. Confesso que achei estranha a reação de Aécio. Afinal de contas, é o exercício legítimo de um governador escolher seu secretariado e, ainda por cima, para unir o partido. Agora, essa reação de Aécio não estava prevista – disse Lobo a jornalistas.
Lobo disse o que a maioria tucana pensa: Aécio não pretende desistir facilmente da intenção de se candidatar ao Palácio do Planalto, em 2010. Serra e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) participaram da solenidade de posse, pela manhã, no evento que contou com a presença de cerca de 1,2 mil pessoas, na sede do governo paulista.