Rio de Janeiro, 02 de Setembro de 2026

Próxima missão para Marte pode fracassar

Quarta, 03 de Dezembro de 2003 às 02:45, por: CdB

Um diretor da Nasa advertiu na última terça-feira que a próxima missão norte-americana para Marte, que começará em um mês com a chegada da primeira sonda robô terrestre ao planeta vermelho, será difícil e pode até fracassar se houver fortes ventos, ou se o veículo fizer um pouso ruim.

O administrador da Nasa encarregado da parte científica, Ed Weiler, esclareceu, porém, que 'não há mais nada que se possa fazer para melhorar estes robôs'.

Em uma coletiva de imprensa sobre a Expedição Mars Rover, que tem um custo de US$ 800 milhões e deve comprovar se há condições apropriadas para a vida em Marte, Weiler expressou: 'o risco é real, e o potencial de descobrimento também'.

Duas sondas, do tamanho de um carro de golfe, devem posar sobre Marte no início do próximo ano. A primeira, Spirit, chegará em 3 de janeiro, e a segunda, Opportunity, no dia 24 do mesmo mês.

- Foram superados dois obstáculos: a construção das duas máquinas e o lançamento. Agora, devemos superar o terceiro, que é colocá-las na superfície com segurança - afirmou Peter Theisinger, que dirige a missão, a partir do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena, Califórnia (oeste).

- Não é uma corrida curta, é uma maratona - comentou Steve Squyres, da Universidade de Cornell, cientista-chefe da missão, que comparou a rapidez da viagem das sondas para Marte com a 'velocidade de duas tartarugas das ilhas Galápagos'.

Tags:
Edições digital e impressa