A polícia isolou nesta terça-feira a Opera House de Sydney a fim de impedir que ativistas antiglobalização atrapalhem uma conferência de líderes mundiais de comércio.
Cerca de 350 chefes de corporações devem participar do encontro de três dias organizado pela revista norte-americana Forbes.
O evento começou com um jantar secreto nesta terça-feira. O local só foi revelado no último minuto, devido a ameaças de protestos.
Uma multidão de manifestantes barulhentos marchou em direção à Opera House na noite de terça-feira (horário local) e entrou em choque com a polícia por alguns momentos, derrubando uma pequena parte de uma cerca improvisada ao redor do edifício.
Mas a confusão durou pouco tempo, já que o número de policiais é muito maior do que o de manifestantes, que bateram tambores, apitaram e levaram cartazes com frases contra a globalização, contra o primeiro-ministro australiano, John Howard, e apoiando os direitos dos aborígenes e dos estudantes.
O organizador do protesto, Bruce Knobloch, classificou os participantes do encontro de "loucos do livre mercado", que querem atropelar os direitos dos trabalhadores. Ativistas antiguerra, de grupos de esquerda, ambientalistas e anarquistas participam dos protestos.
- A Forbes é a favor do extremismo do livre mercado, sem regulamentações trabalhistas, sem regras ambientais - disse Knobloch.
Milhares de policiais estão espalhados pelo bairro comercial no centro da cidade e forças especiais patrulham os arredores da Opera House. São esperados mais protestos nesta quarta-feira.