Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Propostas para integrar a favela à cidade dão o tom na abertura do XXI Fórum Nacional

Terça, 18 de Maio de 2010 às 09:17, por: CdB

Líderes comunitários de nove favelas do Rio entregaram à prefeitura e ao governo do estado uma série de propostas elaboradas pelas próprias comunidades, durante a sessão de abertura da XXI edição do Fórum Nacional, que acontece até quinta-feira na sede do BNDES, no Centro.  As sugestões partiram de moradores da Rocinha, do Cantagalo, dos morros Pavão-Pavãozinho, Dona Marta, Borel, das favelas de Vigário Geral e Cidade de Deus, além dos complexos da Maré e de Manguinhos.

As propostas, que abrangem desde a criação de novos centros de cultura e entretenimento à constatação de que as comunidades precisam de mais unidades de saúde, habitação e educação, foram editadas num livro e entregues durante o evento ao vice-prefeito Carlos Alberto Muniz e ao vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Segundo o ex-ministro do planejamento João Paulo dos Reis Velloso, criador do evento, o fórum, que vinha discutindo as favelas do ponto de vista de segurança, também precisava debater a integração social destas comunidades, uma vez que fazem parte das cidades.

Tags:
Edições digital e impressa