Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2026

Pronunciamento de Dilma esvaziou a CPMI dos Cartões, diz Garibaldi

Após o depoimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na véspera, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse nesta quinta-feira que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos está perto do fim. (Leia Mais)

Quinta, 08 de Maio de 2008 às 08:39, por: CdB

Após o depoimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na véspera, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse nesta quinta-feira que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos está perto do fim.

- Acho que a ministra respondeu satisfatoriamente a todas as questões. Se não houver fato novo, acho que a CPI, com esse depoimento e outros, pode marchar para a sua conclusão", afirmou  hoje (8) o presidente do Senado. Segundo Garibaldi, é preciso que haja cautela "para que a CPI tenha um fim honroso para o Congresso Nacional - afirmou.

Dilma Rousseff prestou depoimento durante quase dez horas na Comissão de Infra-Estrutura. Inicialmente convidada para falar sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra também deu explicações sobre a elaboração de um suposto dossiê com gastos presidenciais na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Ela disse que foi feito um levantamento de dados e voltou a lembrar que uma comissão de sindicância da Casa Civil e a Polícia Federal investigam o responsável pelo vazamento.

- A CPI é um instrumento notável da democracia moderna, mas nem sempre é a melhor solução para a fiscalização dos gastos públicos. Às vezes é uma falácia. A gente sabe como uma CPI começa, mas não sabe como termina. Fiscalizar é próprio do Legislativo e não há nada mais vital, mais fundamental, do que a fiscalização dos gastos públicos - declarou.

A CPMI dos Cartões Corporativos tentou convocar Dilma para falar sobre o assunto, mas, por ter maioria governista, o requerimento acabou rejeitado. A ministra foi, então, convocada pela Comissão de Infra-Estrutura. Depois de ouvir as explicações da ministra, Garibaldi disse que agora os senadores precisam "ir atrás de outros assuntos".

- Tem senador que coloca um assunto na cabeça e pronto, só pensa naquilo. O Congresso não pode ficar atrás do dossiê. A história do dossiê não é um assunto para a CPI mobilizar senadores, que tem de ir atrás de outros assuntos - afirmou.

A entrega do relatório final da CPMI está marcada para o dia 27 de maio. Antes disso, os quatro relatores setoriais devem entregar seus relatórios parciais.

Sem MP

Garibaldi Alves Filho disse também, no encontro com os jornalistas, que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do lançamento, na próxima segunda-feira, da política industrial do governo. Ele aproveitou a conversa para dizer a Lula - que está convencido de que a aprovação da matéria no Congresso somente ocorrerá de forma acelerada se seguir por meio de medida provisória (MP) - que a iniciativa, chegando via projeto de lei, será votada com a mesma celeridade.

- Eu disse a ele que podemos fazer um esforço para ser votada com a mesma urgência de uma MP. Não estamos apostando fórmula um. Queremos uma política industrial que possa ser adequadamente discutida, mas podemos fazer isso rapidamente - disse.

Tags:
Edições digital e impressa