As inscrições para as primeiras turmas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) estão abertas até o dia 14. Para participar - das unidades de Nova Iguaçu, São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói, São João de Meriti, Belford Roxo e Magé - o jovem deve morar nessas cidades, ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série e não ter vínculo empregatício. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 6427777, de segunda a segunda das 7h às 23h.
O ProJovem, que já está implantado em todas as capitais brasileiras, está em fase de expansão para as cidades com mais de 200 mil habitantes - conforme dados do último Censo do IBGE - das regiões metropolitanas das capitais. De acordo com os planos de trabalho elaborados pelas sete prefeituras do Estado do Rio de Janeiro, 13.200 jovens poderão ser atendidos pelo ProJovem. Para a implantação do Programa nessas cidades, o governo federal já repassou cerca de R$ 10,7 milhões, por meio de convênios firmados com as prefeituras. Além dos sete municípios fluminenses, outras 27 cidades no País estão incluídas na expansão do ProJovem.
O Programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses, eles têm aulas das disciplinas do Ensino Fundamental, como língua inglesa e informática básica. Além disso, recebem qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho de sua cidade. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias.
Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100,00, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.