Rio de Janeiro, 15 de Novembro de 2026

Projeto que reajusta faixas do Simples Nacional é sancionado por Dilma

Quinta, 10 de Novembro de 2011 às 09:26, por: CdB
Projeto que reajusta faixas do Simples Nacional é sancionado por Dilma

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 10/11/2011, 09:20

Última atualização às 12:29

Tweet

Pequenos negócios, como bares e restaurantes, que faturarem até R$ 3,6 milhões podem ter acesso à simplificação tributária (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil - arquivo)

São Paulo – O Simples Nacional terá sua tabela reajustada em 50% em 1º de janeiro de 2012. O projeto de lei aprovado no Congresso Nacional em outubro será sancionado pela presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (10). Desde a criação do programa, em 2007, não havia ocorrido nenhuma correção para compensar a inflação do período. O programa é uma forma de incentivar as microempresas e as de pequeno porte.

Com a mudança, a estimativa do governo é de que 30 mil empreendimentos poderão adotar o Simples Nacional, que unifica em uma única taxa todos os impostos incidentes. Hoje, são 5,6 milhões de empresas e 1,7 milhão de empreendedores individuais – autônomos que contribuem para a Previdência Social e que podem empregar no máximo um funcionário –optantes pelo regime.

A redução nas tarifas e na burocracia é a principal vantagem para o modelo. São 20 faixas de cobrança, que variam conforme o tamanho e o ramo de atuação. As alíquotas serão mantidas.

Os tributos e contribuições englobadas pela tarifa única do Simples são federais, estaduais e municipais. Isso inclui Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e contribuição patronal para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No âmbito estadual, está incorporado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O mesmo vale para o Imposto Sobre Serviços (ISS), cobrado pelas prefeituras.

Empreendimentos com faturamento de até R$ 360 mil poderão adotar o regime simplificado de tributação, no caso das microempresas. Atualmente, o teto é de R$ 240 mil. No caso das pequenas empresas, o limite passa de R$ 2,4 milhões a R$ 3,6 milhões. No caso de empreendedores individuais, o limite passará de R$ 36 mil para R$ 60 mil por ano.

No caso de exportadores optantes pelo Simples Nacional, o limite de faturamento será duplicado, dos atuais R$ 3,6 milhões para R$ 7,2 milhões anuais. Para se enquadrar nesse regime, é necessário que as vendas para o exterior sejam iguais às voltadas ao mercado interno.

Na prática, uma microempresa na área de comércio que faturava até R$ 10 mil por mês (R$ 120 mil anuais) chega a pagar 4% de imposto – ante 18% a 25% bancados por empreendimentos médios e grandes. Com o reajuste, vão pagar os 4% as empresas que movimentem até R$ 180 mil.

Além da correção, será possível parcelar dívidas tributárias em até 15 anos. Há 500 mil empresas nessa condição, o que representa mais possibilidades para os governos federal, estaduais e municipais receberem valores de inadimplentes. Pela lei atual, esses devedores seriam excluídos do Simples Nacional em janeiro.

No caso dos empreendedores individuais, será possível ainda ter facilitada a inscrição no programa. O Portal do Empreendedor permitirá alterar e fechar o negócio pela internet. Atualmente, apenas os primeiros passos eram feitos pela página. Ainda será possível preencher uma declaração negativa de débitos unificada, além do boleto bancário de pagamento.

A sanção de Dilma está programada para as 11h, no Palácio do Planalto. O reajuste era reivindicado por pequenas empresas, por causa da inflação acumulada nos últimos quatro anos. O projeto foi encaminhado pelo Executivo em agosto. No mesmo mês, recebeu aval da Câmara dos Deputados e, apenas em outubro, foi aprovado também no Senado.

Com informações da Agência Brasil

 

Tags:
Edições digital e impressa