Rio de Janeiro, 29 de Outubro de 2026

Projeto proíbe recadastramento presencial de aposentados e pensionistas

Quinta, 08 de Setembro de 2011 às 08:27, por: CdB

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1183/11, do ex-deputado Stefano Aguiar (MG), atualmente na suplência, que proíbe a Previdência de exigir o comparecimento de aposentado ou pensionista a uma de suas agências para a realização de recadastramento.

O comparecimento só será exigido se houver indício de irregularidade na concessão ou na manutenção de benefício ou quando for necessária a realização de perícia médica, para os aposentados por invalidez.

Stefano Aguiar argumenta que os cartórios já enviam eletronicamente à Previdência as informações sobre óbitos, o que tornaria desnecessária a presença do beneficiário para prova de vida.

“É inadmissível que, com toda a tecnologia atual, a Previdência exija que os aposentados e pensionistas – em sua maioria, pessoas idosas – deixem suas residências para enfrentar enormes filas para simplesmente declarar que estão vivos”, afirma.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:PL-1183/2011Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Wilson Silveira

Tags:
Edições digital e impressa