Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Projeto para erradicação do analfabetismo em prisões forma turma

Segunda, 19 de Abril de 2004 às 07:33, por: CdB

A Secretaria de Administração Penitenciária comemora nesta segunda-feia, às 14h, mais um resultado positivo desde a sua criação. Na ocasião, 20 detentas do presídio Nelson Hungria, em Bangu, receberão seus certificados de conclusão do curso de alfabetização, iniciado em outubro de 2003. Esta é a primeira turma a se formar graças ao Projeto Para a Erradicação do Analfabetismo, resultante de uma parceria com a Ong Alfalit.

Previstos inicialmente para três meses, os cursos tiveram seis meses de duração. As turmas foram compostas por, no máximo, 20 alunos, para garantir melhor rendimento ao trabalho, que torna seus alunos aptos a cursar a terceira série do Ensino Fundamental. Ao todo 341 presos de nove estabelecimentos prisionais foram atendidos nessa primeira fase do projeto.

O responsável pela divisão de Educação da Seap, Ricardo Luiz Moura, já está acertando com a Alfalit os últimos detalhes para que a segunda fase seja iniciada no meio desse ano. A previsão é que, desta vez, 800 presos sejam alfabetizados.

O secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira dos Santos, garantiu que não medirá esforços para a manutenção e ampliação da política de ressocialização nos cárceres fluminenses, conforme determinação recebida da própria governadora Rosinha Garotinho.

- Considero uma violência que uma pessoa chegue analfabeta à prisão, cumpra sua pena e saia na mesma condição. Apesar das várias frentes em que trabalhamos, como a importante questão da segurança, e instalações mais adequadas, por exemplo, não perdemos de vista a importância de oferecermos a maior quantidade possível de oportunidades para a ressocialização dos presos sob nossa custódia. E a educação é o primeiro grande passo nesse sentido - afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa