Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Projeto de lei obriga hospitais do Rio a atender obesos

Quinta, 10 de Maio de 2007 às 16:57, por: CdB

Hospitais, unidades médicas emergenciais e laboratórios privados - exceto os que não necessitam da presença física do paciente para realização de exames - ficam obrigados, em todo o estado do Rio de Janeiro, a disponibilizar equipamentos adaptados ao atendimento de obesos mórbidos. É o que propõe o projeto de lei, de autoria do deputado Pedro Fernandes Neto (DEM), aprovado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em primeira discussão, nesta quinta-feira. O projeto ainda irá passar por uma segunda discussão na Alerj, antes de ser enviado para a sanção do governador Sérgio Cabral.
 
O projeto define quais seriam esses equipamentos: rampa de acesso; avental de tamanho especial próprio para obesos, de pano ou descartável; balança especial; cadeiras de rodas e macas especiais reforçadas, com mais de 70 cm de largura; e aparelho para medir pressão especial para obesos, dentre outros.

No dia 4 de abril, a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil fechou um acordo com a rede de hospitais particulares para que pacientes com obesidade mórbida possam fazer exames nas suas unidades. Esta semana, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, assegurou que os postos de saúde 24 horas que estão sendo construídos pelo governo do estado serão adaptados para que sejam inaugurados com equipamentos para o tratamento da obesidade mórbida.
 

Tags:
Edições digital e impressa