O chefe de gabinete do Ministério de Integração Nacional, Pedro Brito, voltou a dizer que em breve o governo federal vai implantar o Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Segundo ele, o projeto visa a trazer segurança hídrica ao semi-árido brasileiro e acabar com a indústria da seca. Brito participou hoje, junto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), no Palácio do Planalto.
Marina Silva disse ser favorável a projetos que possibilitem o desenvolvimento sustentável do país, mas reforçou a necessidade de haver sempre uma política de preservação ambiental.
- Temos que promover a inclusão social, mas esta idéia precisa estar ligada ao cuidado que temos de ter com os nossos recursos naturais - defendeu Marina, ao falar sobre segurança alimentar no semi-árido brasileiro, na reunião do Consea.
A ministra do Meio Ambiente defendeu a revitalização do São Francisco. Ela anunciou que, em breve, serão liberados R$ 100 milhões para as ações de recuperação da mata ciliar e das áreas degradadas do rio. "Todos somos favoráveis à revitalização. A meta do governo brasileiro para 2005 é implantar 13 milhões de hectares de unidades de conservação para resolver a inteira poluição do rio pelo esgoto que é lançado na bacia", disse Marina.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional vai beneficiar os municípios do agreste e dos sertões dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Ele prevê a construção de dois canais - um a Leste, que levará água para Pernambuco e Paraíba, e outro na direção Norte, que vai destinar água para os municípios do Ceará e Rio Grande do Norte.