Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Projeto aproxima estudantes da musica clássica

Encantados com o ambiente e fascinados com os instrumentos musicais. Assim estão os alunos da rede estadual de ensino que participaram da primeira turma

Segunda, 24 de Julho de 2017 às 11:57, por: CdB

Os estudantes assistem a concertos gratuitos didáticos de música clássica. O objetivo do programa, que começou em março, é despertar o gosto dos jovens pela música

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

Encantados com o ambiente e fascinados com os instrumentos musicais. Assim estão os alunos da rede estadual de ensino que participaram da primeira turma do projeto Sala de Música, na Sala Cecília Meireles, na Lapa. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura.

aluno-2.jpg
Estudantes assistem a concertos didáticos na Sala Cecília Meireles

Os estudantes assistem a concertos gratuitos didáticos de música clássica. O objetivo do programa, que começou em março, é despertar o gosto dos jovens pela música. Uma das escolas que participou da iniciativa foi o Ciep 323 – Maria Werneck de Castro, localizado em Irajá. Os resultados já estão aparecendo. Uma oficina de música já foi criada na escola.

– O interesse dos jovens pela música e pela cultura aumenta. Além disso, o projeto “quebra” aquela ideia de que música clássica é destinada apenas a determinados tipos de públicos, tornando-a acessível – afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.

Com a proposta de ser mais do que um espetáculo, o projeto Sala de Música atua junto aos docentes das escolas. Os professores recebem uma capacitação e material didático para a tarefa.

– Foi uma experiência interessante. Aprender a tirar som com qualquer objeto foi gratificante – contou o professor Marcos Saldanha.

O treinamento

O treinamento também marcou Clesemary Vieira, diretora do Ciep. Rapidamente ela pegou um caderno e mostrou como é fácil transformar um objeto em um instrumento musical.

– O evento causou um grande impacto nos alunos – disse Clesemary.

Alexandre Domingues, de 16 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio, conta que gostou do cravo.

– O som é lindo. Foi um sonho. Nunca tínhamos ido a um espaço tão bonito – ressaltou o estudante, que pensa em trabalhar com música.

Para quem pretende fazer psicologia e trabalhar com musicoterapia, como Matheus Conceição, de 17 anos, que está na 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi um prêmio.

– Já conhecia o saxofone, mas não desta forma. Me inspirou – contou o jovem.

Programa Sala de Música recebe 2,4 mil estudantes

Criado para sensibilizar o público para a música de concerto, ajudando na formação de plateia, o projeto Sala de Música já beneficiou cerca de 2,4 mil jovens de 38 escolas e 25 projetos sociais neste primeiro semestre. A iniciativa também capacitou 164 professores.

Da rede de ensino estadual, até o momento, foram contemplados 920 alunos de 23 unidades, sendo qualificados 115 docentes. A previsão, segundo a Secretaria de Educação, é que o projeto alcance até o fim do ano, 1.640 estudantes e 205 professores de 41 escolas. Nos projetos sociais, a expectativa da Secretaria de Cultura é dobrar o número de atendidos em relação ao primeiro semestre.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto Sala de Música, Adriana Gonçalves, foram preparados quatro espetáculos duplos, às sextas e aos sábados: Bach, Mozart, Beethoven e Schubert. Até o fim do ano, serão mais quatro: Schumann, Brahms, música moderna e música contemporânea.

Programa

– Este é um programa antigo da Sala Cecília Meireles, que ganhou um novo formato este ano, onde se pensou que os alunos viriam aos oito concertos para ter uma visão global da música de concerto, começando por Bach e chegando à música contemporânea – disse a coordenadora pedagógica do projeto.

Tendo como público principal alunos de vários municípios do estado, o projeto busca capacitar os professores para que possam trabalhar com os alunos, antecipadamente, o repertório do concerto. A capacitação dura quatro horas e é realizada um mês antes do concerto.

– Converso com os docentes sobre a biografia do compositor e o repertório. Trabalho com a percepção auditiva, chamando atenção para o som e o timbre dos instrumentos – explicou Adriana.

Tags:
Edições digital e impressa