Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2026

Produção industrial cresce na maioria das regiões pesquisadas

Terça, 12 de Julho de 2005 às 07:35, por: CdB

A produção industrial brasileira cresceu em 13 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio sobre igual mês de 2004. A maior taxa de crescimento foi apurada no Amazonas (de 24,6%), seguida por Paraná (13,5%), Ceará (de 7,2%) e São Paulo (de 6,3%).

No Amazonas, a atividade foi impulsionada pelos setores de Material eletrônico e equipamentos de comunicações, com destaque para telefones celulares e televisores. Em São Paulo, as altas mais significativas foram apuradas em Edição e impressão (26,8%), Máquinas e equipamentos (12,9%) e Refino de petróleo e produção de álcool (11,1%).

A produção caiu apenas no Rio Grande do Sul, em 2,4%, no quinto mês consecutivo de queda. A retração foi puxada pelo setor de Máquinas e equipamento, devido à menor atividade em máquinas para colheita.

Na semana passada, o IBGE informou que a produção industrial brasileira subiu 1,3% em maio ante abril e 5,5% contra maio de 2004. Nesta manhã, o instituto detalhou os dados.
No acumulado do ano, todos os locais com exceção do Rio Grande do Sul tiveram expansão. Nos últimos doze meses, todas as regiões cresceram, sendo que dez em ritmo menor.

Tags:
Edições digital e impressa