A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em 2008 cresceu para 1,854 milhão de barris/dia, alta de 3,5% ante os 1,792 milhão de barris/dia na média de 2007, informou nesta sexta-feira a estatal em comunicado.
Em óleo equivalente (petróleo e gás), a produção no Brasil no ano passado teve um crescimento de 5,4% ante 2007, para 2,175 milhões de barris.
A empresa produziu no país 51 milhões de metros cúbicos diários de gás, alta de 17,8% ante o ano anterior.
- Acrescentando o volume dos campos situados nos nove países onde a Petrobras exerce atividade de produção, a média diária total da Companhia subiu para 2.399.958 barris de petróleo e gás natural em barris de óleo equivalente (boe), com um aumento de 4,3% em relação à média de 2007 - destacou a empresa em comunicado.
De acordo com a estatal, no exterior a produção de petróleo foi de 123.635 barris/dia, com redução de 2% ante 2007.
- A variação internacional deveu-se a fatores como o decréscimo da produção em campos maduros e a suspensão temporária de produção na Bacia Austral, na Argentina - disse a companhia em nota, citando ainda a reprogramação de datas na campanha de perfuração de poços na Venezuela, a temporada de furacões nos Estados Unidos e trabalhos de manutenção no Campo de Guando, na Colômbia.
Dezembro
No mês passado, a produção média da Petrobras no país subiu 1,7% ante novembro, atingindo 1,875 milhão de barris/dia, e aumentou 1,1% em comparação com o mesmo mês de 2007.
Em dezembro, a Petrobras produziu no país 52,257 milhões de metros cúbicos de gás natural, aumento de 1,9% ante o mês anterior e de 13,9% sobre dezembro de 2007.
Isso resultou em uma produção de 2.204.203 barris de óleo equivalente (petróleo e gás), aumento de 2,8% sobre dezembro de 2007 e de 1,7% quando comparado com o volume produzido em novembro de 2008.