Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2025

Primeiro transplante de cabeça está mais perto, segundo especialista

Os resultados de um transplante de cabeça realizado em um cadáver humano indicam que a operação em seres humanos vivos pode ser possível

Sexta, 17 de Novembro de 2017 às 10:37, por: CdB

Canavero planeja realizar a primeira operação de transplante de cabeça do mundo em dezembro, embora a data exata e o local ainda não tenham sido determinados

Por Redação, com Sputnik - de Roma:

Os resultados de um transplante de cabeça realizado em um cadáver humano indicam que a operação em seres humanos vivos pode ser possível, segundo declaração do cirurgião italiano que pretende ser o primeiro médico a realizar o feito na história.

tecnologia.jpg
O médico italiano Sergio Canavero

O primeiro transplante de cabeça humana do mundo foi realizado com sucesso em um cadáver na China, sugerindo a possibilidade do procedimento ser realizado em uma pessoa viva, disse o médico italiano Sergio Canavero durante uma coletiva de imprensa em Viena nesta sexta-feira, de acordo com The Telegraph.

O transplante foi realizado por uma equipe liderada pelo Dr. Xiaoping Ren, na Universidade Médica de Harbin, em uma operação que durou 18 horas. Durante a operação, foi possível conectar a coluna vertebral, os nervos e os vasos sanguíneos. Canavero prometeu uma operação em um ser humano vivo em breve.

De acordo com o jornal, Canavero não forneceu nenhuma prova concreta de suas declarações, mas prometeu que um "artigo será divulgado em alguns dias".

– Todos disseram que era impossível. Mas a cirurgia foi bem-sucedida", acrescentou o cirurgião.

Voluntário 

O especialista em computação russo, Valery Spiridonov, de 31 anos, que sofre de uma doença degenerativa incurável; se voluntariou para ser o primeiro paciente de Canavero.

Canavero planeja realizar a primeira operação de transplante de cabeça do mundo em dezembro; embora a data exata e o local ainda não tenham sido determinados.

Tags:
Edições digital e impressa