O presidente do Conselho de Ministros da República Italiana (primeiro-ministro), Romano Prodi chega nesta segunda-feira ao Brasil. Será a primeira viagem oficial dele a um país das Américas e também a primeira de um presidente do Conselho italiano em uma década.
Prodi virá acompanhado de executivos de empresas que atuam em setores estratégicos da economia italiana e será recebido, em São Paulo, pelo governador José Serra. Na cidade, fará palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e se encontrará com empresários na Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) e na Câmara de Comércio Brasil-Itália.
Nesta terça-feira, em Brasília, o primeiro-ministro italiano terá uma reunião de trabalho no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, receberá homenagem em almoço no Palácio do Itamaraty. Prodi também será recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).
No encontro com o presidente Lula deverão ser discutidos temas como cooperação econômica e comercial, especialmente nas áreas de infra-estrutura e energias renováveis, com ênfase em biocombustíveis; integração regional na Europa e na América do Sul; acordo Mercosul-União Européia; mecanismos inovadores de financiamento ao desenvolvimento; rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC); fortalecimento do multilateralismo e reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lula e Prodi deverão reafirmar, segundo o Ministério das Relações Exteriores, o compromisso de uma parceria estratégica, além de estabelecer mecanismos de consulta política, por meio de reuniões anuais para avaliação dos compromissos acordados, da fixação de novas metas e da coordenação de posições sobre temas de interesse mútuo da agenda internacional.
Primeiro-ministro italiano chega hoje ao Brasil
Segunda, 26 de Março de 2007 às 08:09, por: CdB