O primeiro-ministro canadense Paul Martin anunciou que pediu à auditora-geral do Canadá, Sheila Fraser, para investigar seus antigos negócios com o Governo e sua ex-empresa de carga marítima.
Martin, que em reiteradas ocasiões prometeu reforçar as regras de ética do Governo, esteve na última quarta-feira sob o segundo dia de ataques no Parlamento do país norte-americano por supostas negociações irregulares da sua antiga empresa Canada Steamship Lines (CSL) para obtenção de contratos governamentais.
No entanto, uma possível investigação foi rechaçada por membros de partidos de oposição, como o líder do Partido Conservador, Grant Hill. Segundo Hill, a auditora não poderia terminar o seu relatório antes de Martin convocar eleições gerais - o que se espera que aconteça nos próximos três meses.
Os líderes opositores alegam que Martin, enquanto esteve à frente do Ministério da Economia, se beneficiou de subsídios e contratos concedidos pelo Governo à CSL e a companhias relacionadas. A polêmica ainda aumentou quando foi revelado que o Governo canadense apresentou informações erradas sobre os contratos que teria com a CSL, revelando que a empresa só tinha recebido US$ 130 mil.
No entanto, Hill afirma que uma declaração revisada sobre tais negócios e divulgada na semana passada diz que a CSL se beneficiou de contratos que ultrapassam os US$ 120 milhões.
Primeiro-ministro do Canadá pede investigação
Quinta, 05 de Fevereiro de 2004 às 01:47, por: CdB