Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

Primavera faz os preços subirem na capital paulista

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingiu 0,24% em setembro, bem acima da taxa registrada no mês anterior, de 0,07%, segundo levantamento divulgado na quarta-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(Fipe). (Leia Mais)

Quarta, 03 de Outubro de 2007 às 09:12, por: CdB

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) atingiu 0,24% em setembro, bem acima da taxa registrada no mês anterior, de 0,07%, segundo levantamento divulgado na quarta-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(Fipe). Entre os motivos para a alta está o lançamento da coleção primavera-verão.

Segundo o coordenador da pesquisa, Márcio Nakane, a “nova moda sempre chega ao consumidor com preços maisaltos”. Ainda assim, a oscilação do grupo vestuário permaneceu em -0,07%, contra -1,05% registrado no mês anterior. Para Nakane, a variação do IPC ficou dentro do esperado.

- Em agosto o índice estava, excepcionalmente, baixo por conta daredução no valor das tarifas de energia elétrica - disse.

O efeito dessa redução cessou em setembro e resultou em estabilidade, de acordo com o economista. O grupo habitação teve aumento de 0,22% no período. No mês anterior, a variação havia sido de -0,82%. O levantamento também mostra que os preços do álcool combustívelno mercado pararam de cair.

Com a estabilidade do produto, o grupo transporte atingiu -0,01%, contra -0,05%. Já o grupo alimentação, com forte peso sobre o cálculo do IPC, mostra desaceleração com alta de 0,68% (1,46% em agosto). Os demais grupos pesquisados tiveram as seguintes variações: despesas pessoais (0,02%), saúde (0,14%) e educação (0,05%).

Tags:
Edições digital e impressa