A polícia espanhola prendeu o homem que desviou um avião da companhia Air Mauritânia para o aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e os 71 passageiros foram libertados, declarou nesta quinta-feira o delegado do governo nas Canárias, José Segura.
O homem queria ir à França, segundo fontes de segurança da Mauritânia.
- Trata-se de um marroquino que não teria nenhuma ligação com terrorismo -, declarou à imprensa internacional uma fonte próxima ao governo espanhol.
- O homem, que tinha duas armas, não resistiu à prisão -, disse Segura.
O funcionário afirmou que os 71 passageiros e os oito tripulantes foram libertados sãos e salvos. O homem foi dominado por membros da tripulação no momento do pouso do avião.
- O seqüestro terminou de maneira satisfatória -, disse Segura à Rádio Nacional da Espanha.
Alguns passageiros sofreram pequenas "contusões" e uma passageira grávida foi atendida com crise de nervos, segundo fontes dos serviços de emergência citadas pela imprensa espanhola.
O avião tinha decolado de Nuakchot às 17H40, hora local (17H40 GMT), e deveria fazer uma escala em Nuadhibu (norte da Mauritânia), mas o sequestrador assumiu o controle do aparelho e tentou desviá-lo para Dakhla, no Saara ocidental (1.700 km ao sul de Rabat), onde as autoridades marroquinas negaram permissão para pousar.
Preso sequestrador de avião da Air Mauritânia
Quinta, 15 de Fevereiro de 2007 às 18:57, por: CdB