Um francês procurado internacionalmente por tráfico de drogas desde 2004 foi preso nesta quinta-feira por policiais federais da Representação Regional da Interpol no Rio de Janeiro e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Vincent Pirello, de 46 anos, era procurado desde 2004. Ele tinha sido condenado pelo Tribunal de Marseille a cumprimento de pena de seis anos de reclusão e pagamento de multa de 30 mil Euros, por tráfico internacional de drogas.
De acordo com a polícia, a quadrilha de Pirello traficava haxixe. A droga era adquirida na Espanha e levada de caminhão para a França, onde era comercializada por US$ 2 mil o quilo. Pirello era o único membro da quadrilha ainda em liberdade.
Segundo a polícia, o francês mora no Rio há dois anos, e utilizava o nome de Jean Phillipe Coll, com o qual conseguiu entrar no país utilizando passaporte francês falsificado. Com esse nome, o foragido morava no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte, numa casa de dois andares, cercada por jardins e protegida por cães da raça pitbull. De acordo com a polícia, Pirello só saía de casa para comprar pão e freqüentar academia de ginástica.
Rastreado pela Polícia Federal brasileira, o estrangeiro teve seu pedido de extradição confirmado pelo Governo da França, e deferido pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro que, no último dia 10, expediu o mandado de prisão preventiva para extradição.
Policiais federais brasileiros conseguiram definir a rotina do francês, prendendo-o na rua, quando saía para seu exercício diário. Ao ser surpreendido, Pirello mostrou-se surpreso e não esboçou qualquer reação, confessando ser foragido da França. Vincent Pirello aguardará preso a tramitação do pedido de extradição para a França.
Preso no Rio francês procurado pela Interpol
Quinta, 12 de Abril de 2007 às 13:58, por: CdB