Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Presidiárias lançam grife de moda em Milão

Prisioneiras da penitenciária de San Vittore, em Milão, vão lançar uma grife com suas próprias criações para o mundo da moda. A marca se chamará Alice, nome da cooperativa que já funciona no local há 15 anos e que vem fazendo sucesso com uma linha de camisetas estampadas com gatos listrados de preto e branco. (Leia Mais)

Sábado, 26 de Maio de 2007 às 08:46, por: CdB
Prisioneiras da penitenciária de San Vittore, em Milão, vão lançar uma grife com suas próprias criações para o mundo da moda. A marca se chamará Alice, nome da cooperativa que já funciona no local há 15 anos e que vem fazendo sucesso com uma linha de camisetas estampadas com gatos listrados de preto e branco.

O projeto de competir com nomes famosos da moda italiana conta com a colaboração da designer Anna Molinari, da Blumarine, e do secretário municipal para Economia e Moda, Tiziano Maiolo.

Outros designers também mostraram apoio cedendo roupas e acessórios de suas coleções primavera/verão para um desfile feito na prisão este mês, usando as presidiárias como modelos, para comemorar o aniversário da cooperativa.

Ambição

Os vestidos de cetim, saias multicoloridas e casacos de corte inovador, desenhados por estilistas de grifes como Alberta Ferretti e Pollini, foram exibidos em uma passarela montada dentro da penitenciária.

Mas esta não é a primeira vez que as prisioneiras recebem atenção da mídia. Suas criações também já foram usadas por duas estações de TV italianas e em produções teatrais exibidas no Scala de Milão.

- As presidiárias que participam da cooperativa são tão dedicadas que muitas vezes viram a noite trabalhando. O trabalho é de fato a chave, é o que dá sentido ao tempo de detenção - disse o diretor da cooperativa, Alessandro Brevi.

Segundo Brevi, a iniciativa mudou a vida de centenas de presidiárias e reduziu drasticamente os índices de reincidência criminal.

Tags:
Edições digital e impressa