O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, em breve, vai anunciar uma série de projetos de infra-estrutura em todo o Brasil, que, com isso, se tornará "um verdadeiro canteiro de obras". Segundo Lula, os investimentos serão destinados a obras em "estradas, ferrovias, gasodutos...portos, aeroportos, ou seja, tudo que tiver de infra-estrutura".
– Quando eu voltar desta viagem pela América Central, nós vamos começar a anunciar as obras... nós vamos fazer deste país um verdadeiro canteiro de obras – disse ele em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.
No domingo, Lula chegou ao México e depois deve iniciar uma visita pela América Central, passando por Honduras, Nicarágua, Panamá e Jamaica. Além do setor de transportes, o presidente disse que importantes investimentos também serão feitos na área social, algo que, segundo ele, não tem ocorrido porque "na cabeça de muitos políticos brasileiros não dá voto".
– Para fazer saneamento básico, tem que cavar um buraco, enfiar o tubo e tapar o buraco. Ou seja, significa que é uma obra que você não pode colocar uma placa, você não pode colocar o nome de um parente – disse.
Ainda segundo Lula, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai respeitar critérios técnicos e não partidários.
– Eu quero saber se aquela cidade tem as condições técnicas que permitem que este dinheiro seja aplicado... Ou seja, nós olhamos para a cara da população, para as necessidades da população e aí, se tiver o problema, recebe o dinheiro – afirmou.
Neste domingo, pesquisa Datafolha mostrou que a popularidade do presidente se mantém em alta e não foi afetada nem pela crise do setor aéreo, que se estende há 10 meses. Pela sondagem, realizada entre os dias 1o e 2 de agosto, 48 por cento dos brasileiros consideram que o governo Lula continua Ótimo ou bom, mesmo índice registrado em março.
A pesquisa foi a primeira realizada após o acidente com o Airbus A320 da TAM, o maior da história da aviação brasileira. O desastre de julho matou 199 pessoas na região do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.