Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Presidente palestino diz que 'repórter da BBC está vivo'

Quinta, 19 de Abril de 2007 às 16:45, por: CdB

O correspondente da BBC que desapareceu há mais de um mês na Faixa de Gaza, Alan Johnston, ainda está vivo, segundo o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

- Nossos serviços secretos confirmaram que ele está vivo -, disse Abbas a jornalistas na Suécia.

Johnston, de 44 anos, está desaparecido desde que foi levado por homens armados quando ia para casa na Cidade de Gaza, no dia 12 de março.

No domingo, um grupo militante desconhecido informou ter executado o jornalista, mas a BBC afirma que não pôde verificar a informação.

Abbas disse que sabe qual grupo está mantendo Johnston como prisioneiro, mas não deu detalhes. Graham Johnston, pai do jornalista, afirmou que ficou muito satisfeito com a informação.

- É uma boa notícia, realmente, uma boa notícia. Esta é a notícia que estava esperando ouvir e não acho que o presidente palestino diria isso a não ser que estivesse convencido de que é verdade -, disse.

- Mas ainda não temos a prova de que ele está vivo. É isso que quero desesperadamente. Agora, são quase seis semanas (desde que ele foi levado) -, acrescentou.

Em uma declaração, a BBC também aprovou a informação anunciada por Abbas, acrescentando que quer "provas concretas do bem-estar de Alan (Johnston) e sua libertação imediata".

Protestos contra o seqüestro de Johnston foram realizados na Grã-Bretanha, territórios palestinos e outras partes do Oriente Médio quase diariamente desde que o jornalista foi levado.

Na quarta-feira, um dos líderes do movimento Fatah, de Mahmoud Abbas, preso em Israel, Marwan Barghouti, também pediu a libertação do jornalista.

Tags:
Edições digital e impressa