Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2026

Presidente Lula anuncia homologação da Terra Indígena Bau

Quinta, 19 de Junho de 2008 às 16:35, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a homologação da Terra Indígena Bau, área de 1,54 milhão de hectares nas proximidades de Altamira, no Pará, informou nesta quinta-feira a assessoria de imprensa da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Lula participa, neste momento, da reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) com líderes de comunidades indígenas, no Ministério da Justiça. Também estão presentes ao encontro representantes de 16 ministérios.

O processo de demarcação da Terra Indígena Bau, reivindicada pela etnia Kaiapó, teve início em 1994, segundo a Funai. Mas, devido à presença de posseiros e madeireiros na região, o orgão só conseguiu concluir os trabalhados técnicos em 2003.

A conclusão dos processos de demarcação de terras ainda pendentes é uma das principais reivindicações que as comunidades indígenas prometem apresentar ao presidente da República.

Tags:
Edições digital e impressa