Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Presidente iraniano visita Evo Morales para fechar acordos energéticos

Quinta, 27 de Setembro de 2007 às 14:10, por: CdB

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, realiza nesta quinta-feira visitas-relâmpago a seus colegas Evo Morales, da Bolívia, e o venezuelano Hugo Chávez, seu principal aliado no continente, para lançar projetos energéticos conjuntos.

Na Bolívia, o iraniano pretende firmar acordos energéticos e industriais com Morales, em meio a uma forte controvérsia política com a oposição local, que já avisou: não aprovará nada relacionado à venda de urânio. Pela lei boliviana, acordos internacionais devem ser ratificados pelo Congresso.

Os dois presidentes, cujos governos estabeleceram relações diplomáticas no início do mês em Teerã, devem assinar acordos nas áreas de energia e agroindústria, informação confirmada pelo vice-presidente boliviano, Alvaro García, que negou que os convênios incluam a exploração de urânio no país, como temem os partidos de oposição locais.

Ahmadinejad chegará à Bolívia acompanhado de uma delegação oficial de 35 pessoas, além da missão avançada que já está há dois dias no país acertando os últimos detalhes da visita.

Para Morales, as negociações entre Bolívia e Irã representam um importante estímulo para injetar recursos financeiros e tecnologia de ponta no processo de industrialização da exploração de suas reservas de gás, estimadas em 1,37 bilhão de metros cúbicos, a segunda maior da região depois da venezuelana.

O Irá é, hoje, o centro de uma controvérsia internacional por seu programa nuclear e, nesta semana, foi alvo de protestos nos Estados Unidos.

Tags:
Edições digital e impressa