Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Presidente do Senado nega ter recebido propina da empreiteira Mendes Júnior

Em nota divulgada nesta sexta-feira à tarde, o senador de Alagoas afirma que "jamais recebeu qualquer recurso ilicito ou clandestino de qualquer empresa ou empresário". Reportagem aponta que Renan teria parte de suas despesas pessoais bancadas por esquema financiado pela construtora Mendes Júnior. Em nota, a construtora negou o suposto pagamento.

Sexta, 25 de Maio de 2007 às 15:14, por: CdB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou, nesta sexta-feira, nota em que se defende do conteúdo de reportagem da revista Veja. Renan afirma que "jamais recebeu qualquer recurso ilícito ou clandestino de qualquer empresa ou empresário".

 No texto, o senador disse que "jamais tive qualquer despesa ou gasto pessoal ou de meus familiares custeados por terceiros. Meus compromissos sempre foram honrados com meus próprios recursos. É intolerável que de um turbulência cincunscrita à minha mais íntima privacidade se queira extrair ilações desarrazoadas e conclusões perversas".

Na nota Renan disse que "as doações efetuadas para minhas campanhas eleitorais foram efetivadas em absoluta conformidade com a lei e constaram das respectivas prestações de contas".
 
Na nota ele defendeu a liberdade de imprensa. "Sempre defendi a liberdade de imprensa. É pedra angular do regime democrático. Mas seu exercício pressupõe seriedade e responsabilidade", afirmou no comunicado.

Reportagem da Veja aponta que Renan teria parte de suas despesas pessoais bancadas por esquema financiado pela construtora Mendes Júnior. Em nota, a construtora negou o suposto pagamento. "Sobre os pagamentos mencionados, não existe, nem nunca existiu, qualquer participação da Mendes Júnior", diz a nota.

De acordo com a Veja, o pagamento seria feito pelo lobista da construtora, Cláudio Gontijo, assessor da diretoria de Desenvolvimento da Área de Tecnologia da Mendes Júnior.

Entre as despesas que seriam arcadas por ele estaria o aluguel de R$ 4.500 de um apartamento de quatro quartos em Brasília para a jornalista Mônica Veloso --com quem Renan tem uma filha. Ele também pagaria uma pensão mensal de R$ 12 mil para a jornalista. Veloso não foi localizada até o momento.

No mês passado, Renan reconheceu a paternidade de Maria Catharina Freitas Vasconcellos Calheiros, de quase 3 anos, filha de Mônica Veloso, segundo reportagem da Folha (só para assinantes) do dia 12 de abril.

Tags:
Edições digital e impressa