O Parlamento iraquiano destituiu nesta segunda-feira seu presidente Mahmud Mashhadani por ter mandado seus guarda-costas agredirem um deputado, anunciou o vice-presidente da Assembléia, Jalid al-Attiya.
Al-Attiya também afirmou que os deputados deram um prazo de uma semana ao partido do sunita Mashhadani para apresentar o nome de um substituto. Dos 168 deputados presentes no Parlamento, 113 se declararam a favor da destituição de Mashhadani, disse o vice-presidente, que é xiita.
O Parlamento deu um prazo de uma semana à Frente Iraquiana da Concórdia Nacional, principal grupo parlamentar sunita ao qual pertence Mashhadani, para apresentar um novo candidato à Presidência da Assembléia, acrescentou o vice-presidente.
Mashhadani mandou seus guarda-costas agredirem Fariyad Mohammed, um deputado xiita, com quem discutiu asperamente fora da sede parlamentar no domingo, em Bagdá. Após esse incidente, a Assembléia convocou uma sessão durante na qual a destituição de Mashhadani por tempo indefinido foi decidida. Esta medida foi ratificada nesta segunda-feira.
Presidente do Parlamento iraquino é destituído
Segunda, 11 de Junho de 2007 às 16:02, por: CdB