Rio de Janeiro, 03 de Novembro de 2026

Itália sanciona plano de austeridade

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, sancionou o decreto contendo as medidas econômicas elaboradas pelo governo para equilibrar o orçamento público, segundo fontes oficiais.

Quinta, 15 de Setembro de 2011 às 04:42, por: CdB

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, sancionou o decreto contendo as medidas econômicas elaboradas pelo governo para equilibrar o orçamento público, segundo fontes oficiais.

giorgio-napolitano-silvio-berlusconi.jpg
Nesta quarta-feira, o plano de austeridade recebeu o voto de confiança da Câmara dos Deputados da Itália. O texto já havia sido aprovado pelo Senado do país. A manobra prevê cortes de mais de 45 bilhões de euros até 2013. Atualmente, a dívida pública italiana está em 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Entre as medidas, estão o aumento do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) de 20% para 21%, a taxação em 3% das fortunas acima de 500 mil euros e mudanças no sistema de aposentadoria. O plano também elimina províncias italianas e reduz o repasse de verbas, como forma de conter os gastos públicos. As medidas foram recomendadas pelos países da União Europeia (UE) e pelo Banco Central Europeu (BCE). - Depois da aprovação da segunda manobra financeira em três meses, cabe ao governo e ao Parlamento dizer o que deve ser feito agora e como deve ser feito para sustentar o desenvolvimento e sanar as situações financeiras mais desequilibradas, disse Napolitano.

Tags:
Edições digital e impressa