Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Presidente da AEB assume oficialmente nesta terça o comando da Infraero

Terça, 07 de Agosto de 2007 às 07:35, por: CdB

O ex-deputado Sérgio Maurício Britto Gaudenzi, presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), assume oficialmente nesta terça-feira o comando da Infraero em substituição ao brigadeiro José Carlos Pereira.

A cerimônia de transmissão de cargo está prevista para as 17h, no Ministério da Defesa. O nome de Gaudenzi foi aprovado ontem pelo Conselho de Administração da Infraero.

Gaudenzi foi indicado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, mas a nomeação dependia ainda da aprovação do conselho da Infraero.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Defesa, Jobim anunciou ao conselho que "os três paradigmas que deverão nortear as ações do governo para o setor aéreo serão segurança, regularidade e pontualidade".

Jobim ressaltou que, apesar de o item segurança envolver ações do governo, as companhias aéreas devem garantir a "manutenção de seus equipamentos".

Segundo a nota, Gaudenzi e Pereira trocaram elogios durante a reunião do conselho. O brigadeiro teria dito estar satisfeito por ser sucedido por um amigo, já que conhece Gaudenzi desde a adolescência.

Currículo

Gaudenzi, 65, é filiado ao PSB. Foi secretário da Fazenda da Bahia durante o governo de Waldir Pires (1987-1989), ex-ministro da Defesa, e ficou amigo de Nelson Jobim na Câmara, na legislatura de 1991 a 1995.

A Infraero é a estatal que cuida da infra-estrutura de 67 aeroportos, 84 unidades de apoio e 33 terminais de carga. Em 2006, arrecadou R$ 2 bilhões em taxas e concessão de espaços comerciais. Desde 2003, tem mais de 80 processos no TCU (Tribunal de Contas da União).

Tags:
Edições digital e impressa