O presidente chinês Hu Jintao fez, nesta segunda-feira, uma crítica pública sem precedentes aos governantes de Hong Kong, um dia depois de um fiasco político-financeiro na antiga colônia britânica, e pediu aos dirigentes que examinem seriamente seus fracassos nos últimos sete anos.
O chefe de Estado da China aproveitou a cerimônia festiva, em Macau, do quinto aniversário da devolução da antiga colônia portuguesa para pedir ao chefe do Executivo de Hong Kong, Tung Chee-hwa, e a seu governo, que melhorem a administração dos assuntos públicos.
- Esperamos que os governantes de Hong Kong coloquem os interesses de Hong Kong, e os da nação a longo prazo, em primeiro lugar. Vocês devem ser mais unidos e cooperativos, apoiar mais uma aos outros. - disse.
A crítica foi feita no momento em que o governo de Hong Kong acaba de desistir de colocar em bolsa, nesta segunda-feira, um programa de privatização de casas públicas, o que seria a maior operação mundial desse tipo.
Um recurso apresentado à justiça por uma inquilina sexagenária, que acusou o governo de vender a baixo preço o interesse público, fez o projeto ser adiado, complicando a situação da administração Tung, que já enfrenta um movimento a favor das reformas democráticas.
Presidente chinês critica governantes de Hong Kong
Segunda, 20 de Dezembro de 2004 às 04:39, por: CdB