Está divulgado com pouco destaque na mídia hoje, mas é exemplar, principalmente para os governos estaduais e municipais, a decisão da presidenta Dilma Rousseff, de convocar reunião na próxima 3ª feira com parte de seu ministério para discutir alterações no nosso sistema nacional de defesa civil e criar um projgrama nacional de alerta e prevenção de desastres e calamidades públicas.
Merece um reconhecimento público, também, sua decisão de determinar ao ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, que crie e implante imediatamente um "comando unificado" que funcione sob a coordenação do Ministério da Defesa para atuar prontamente no resgate de corpos e no atendimento a vítimas, feridos, desabrigados e desalojados em catástrofes como as que há uma semana assola a região serrana do Rio de Janeiro (558 mortos até o início da tarde, hoje).
Como tenho registrado aqui repetidamente, o Brasil não tem uma defesa civil que corresponda a esse nome, em que pese a ação digna de todos os elogios desenvolvida por corpos de bombeiros, pelos membros dessas corporações e das equipes de integrantes das administrações públicas que se mobilizam e agem ante tragédias.
Nosso sistema de defesa civil - repito, em todos os níveis de poder - precisa aprender com outros países. Com Cuba, inclusive, que dispõe de uma organização extraordinária nesse campo, capaz de deslocar, assistir e atender milhares de moradores em poucas horas ante a eminência de calamidades dessa natureza.
Inimigos políticos figadais dos cubanos, nem mesmo os Estados Unidos, depois do furacão Katrina que destruiu parcialmente, mas de forma devastadora New Orleans (Louisiana), recusaram-se a seguir exemplos de defesa civil aprendidos com Cuba (leia post abaixo).
Presidenta Dilma vai mudar Defesa Civil
Sábado, 15 de Janeiro de 2011 às 10:35, por: CdB