O número de homicídios na cidade do Rio de Janeiro caiu 40% em maio e junho com os preparativos para os Jogos Pan-Americanos, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Estadual de Segurança do Rio de Janeiro. Para este mês de julho, quando acontece a competição (13 a 29) e entrou em vigor o novo policiamento para o Pan, a previsão é que a tendência de redução se mantenha. Segundo a secretaria, caiu também o número de roubos e furtos em cerca de 20% no mês de junho, em relação ao mesmo mês de 2006. O levantamento foi divulgado na semana passada.
No último sábado, o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Luiz Fernando Corrêa, fez um balanço parcial dos Jogos Pan-Americanos, quando afirmou que os níveis de ocorrência policial caíram. Sem divulgar números, afirmou que o Pan-Americano vai deixar um “grande legado” material para o Rio de Janeiro, em tecnologia, radiocomunicação, inteligência, veículos, treinamento, armamento, infra-estrutura.
— Não temos incidentes envolvendo delegações, os níveis de ocorrência policial indicam que baixaram, a sensação de segurança tem sido grande e, mais importante, o policiamento intenso não está interferindo na rotina da cidade —, frisou.
Em relação à Força Nacional de Segurança, que está com quase seis mil homens no Rio de Janeiro, não há prazo para que ela deixe o estado fluminense.
— Ela vai ficar aqui até o momento que a inteligência e a articulação com o estado determinem que seja necessário. Mas nós não vamos manter efetivos só para justificar ou fazer um ato político —, finalizou.
Preparação dos jogos reduziu número de homicídios no Rio em 40%
Quinta, 26 de Julho de 2007 às 15:05, por: CdB