Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

Prêmio Shell de Teatro divulga indicados do primeiro semestre

Terça, 17 de Julho de 2007 às 18:39, por: CdB

A Shell divulgou a primeira lista de indicados da 20ª edição do Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro e a do de São Paulo. No Rio, as peças Besouro Cordão de Ouro e Sassaricando receberam o maior número de indicações, concorrendo em três categorias.

Além da direção, com João das Neves, a peça Besouro Cordão de Ouro disputa também as categorias de cenário (Ney Madeira) e música (Paulo César Pinheiro e Luciana Rabello). Já Sassaricando foi destaque pelo figurino (Marcelo Marques), iluminação (Paulo César Medeiros) e música (Luís Filipe de Lima).

Em São Paulo, as peças Vemvai - O Caminho dos Mortos e O Homem Provisório receberam o maior número de indicações, concorrendo em quatro categorias. Além de melhor Atriz, com Lúcia Romano, Vemvai - O Caminho dos Mortos disputa também as categorias de direção (Cibele Forjaz), música (Luiz Gaiotto) e cenário (Simone Mina). Já O Homem Provisório foi destaque pela direção de Cacá Carvalho, figurino e cenário de Márcio Medina e Música de Fábio Retti.

Para cada edição, são divulgadas duas listas de indicados. Os espetáculos selecionados nesta primeira fase estrearam no Rio de Janeiro ou em São Paulo, conforme a premiação, entre janeiro e junho de 2007. Em janeiro serão conhecidos os indicados do segundo semestre e ainda no início de 2008, os vencedores.

Os vitoriosos de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni e uma premiação individual de R$ 8 mil. Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro contempla, no Rio de Janeiro e em São Paulo, separadamente, nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenografia, iluminação, música, figurino e categoria especial.
 

Tags:
Edições digital e impressa