Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2026

Premier iraquiano anuncia acordo com milícias

Segunda, 07 de Junho de 2004 às 06:52, por: CdB

As principais milícias iraquianas - nove no total - aceitaram um acordo para depor armas e  desmantelar suas fileiras já a partir desta segunda-feira, disse o primeiro-ministro interino do país . No entanto, o acordo não incluiu o Exércio al-Mahdi, milícia do líder rebelde xiita iraquiano Moqtada al-Sadr.

"Estou feliz em anunciar a bem-sucedida conclusão das negociações da transição nacional e a reintegração das milícias e de outras forças armadas previamente fora do controle do Estado", disse Iyad Allawi em um comunicado.

"Todas as partes aceitaram planos detalhados, cronogramas e termos para a transição e a reitegração dos grupos armados sob sua autoridades, ou já desmantelaram suas milícias", disse Allawi.

"A partir de agora, todas as forças armadas fora do controle do Estado são ilegais. Aqueles que escolherem a violência e a falta da lei em vez da transição e da reintegração serão punidos firmemente."

De acordo com o premier, cerca de cem mil rebeldes armados serão integrados à vida civil ou a um dos serviços de segurança do país. No entano, o acordo não inclui a milícia de Sadr, que há dois meses lidera um levante contra as tropas estrangeiras no Iraque.

Allawi disse que entre as nove milícias que aceitaram o acordo estão os curdos peshmergas e a Brigadas Badr do Supremo Conselho da Revolução Islâmica no Iraque, um partido xiita.

Nesta segunda-feira, a mesquita de Kufa, uma fortaleza de Sadr, foi sacudida por explosões, depois da explosão de um depósito de armas nas redondezas. De acordo com testemunhas, pelo menos uma pessoa morreu e nove ficaram feridas.

Segundo médicos e testemunhas, as vítimas eram integrantes da milícia de Sadr. Os milicianos leais a Sadr impediram que jornalistas se aproximassem da área.

Tags:
Edições digital e impressa