Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Prefeitura segue sem verba contra enchente

Sábado, 14 de Fevereiro de 2004 às 08:48, por: CdB

A prefeita Marta Suplicy (PT) recebeu ontem o segundo ministro do governo Lula que veio à Capital prestar ''solidariedade e apoio'' no atendimento às vítimas das enchentes, mas que foi embora sem prometer a liberação de recurso. Depois da visita, na semana passada, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Patrus Ananias, ontem foi a vez do ministro das Cidades, Olívio Dutra.

Marta aguarda R$ 27 milhões de verbas federais para atender vítimas das enchentes, realizar obras de prevenção nas áreas de risco e construir moradias para desabrigados.

O ministro Dutra almoçou com a prefeita e, após o encontro, afirmou que sua visita serviu para ''afirmar a disposição do Governo federal de que nenhuma comunidade atingida pelas enchentes ficará com o sentimento de abandono por parte do poder público''.

Dutra disse que seu ministério colocará à disposição da Prefeitura de São Paulo verbas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Subsídio Habitacional de Interesse Social (PHS) e do Programa Especial de Habitação Popular para financiar a construção de moradias para desabrigados das enchentes e moradores das áreas de risco. ''Vamos reforçar as ações de emergência para São Paulo'', disse o ministro, sem divulgar valores nem datas.

Ontem, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, anunciou a liberação de R$ 339 milhões para obras nas cidades e estradas afetadas pelas enchentes. A assessoria de imprensa de Marta informou à noite que não sabia se parte dos valores liberados seria destinada para a Capital.

O secretário municipal das Subprefeituras, Carlos Zarattini, afirmou que a intenção da administração é formar mutirões com os moradores desabrigados e em áreas sob risco de enchentes e deslizamento.

A idéia é construir conjuntos de dez a 20 casas, em terrenos da Prefeitura, com o material de construção financiado pelo Governo federal. ''Vamos iniciar o mapeamento de pequenas áreas da Prefeitura e fazer um cadastramento nas subprefeituras'', disse Zarattini. Após a conclusão do estudo, a Prefeitura solicitará a liberação dos recursos, de montante ainda indefinido.

Tags:
Edições digital e impressa